Usuários ativosNo momento há 1 usuário e 1 visitante online.
Login do usuário |
APRESENTAÇÃOO grupo de pesquisa envolvido com o projeto “Aprendizagem na educação à distância” integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. O trabalho no grupo desenvolve-se a partir de pesquisas ligadas ao uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem e no impacto dos recursos tecnológicos sobre uma nova forma de fazer educação. Nesse sentido, a produção e a experiência profissional dos componentes do grupo vem sendo, ao mesmo tempo, fonte de pesquisa e objetivo acadêmico, na medida em que tanto o que já foi produzido quanto o que se pretende produzir fazem parte das investigações operadas por todos. Sendo um grupo multidisciplinar, com profissionais da área tecnológica, de Educação - incluindo especialistas em avaliação, em tecnologias educacionais e em material didático - e de Letras, a troca de informações e a interação para produção de bibliografia relativa aos resultados da pesquisa embasam suas atividades. O projeto no qual trabalha a equipe tem o objetivo de investigar de que maneira os sistemas de educação à distância podem contribuir para que professores em formação continuada passem a ocupar o lugar de agentes transformadores do cotidiano escolar, oferecendo a seus alunos formas de pensar e de aprender colaborativamente, segundo uma perspectiva sócio-interacionista. Para isso, o objeto de estudo do grupo tem foco especial nas ferramentas de sistema que possibilitam a interação via rede, e o material didático utilizado nos cursos à distância. A partir dos resultados obtidos, o grupo pretende interferir de forma colaborativa na construção das condições que embasam a oferta de cursos à distância, que hoje representam a oportunidade de formação continuada para um sem número de profissionais, para quem o acesso à faculdade esbarra em adversidades de toda ordem, inclusive geográfica. Com isso, o grupo busca pôr em prática o papel de agente transformador do cotidiano educacional, que acredita ser uma premência na formação dos professores. ![]() |
Notícias de órgãos governamentais
|